TEXTO 1
Em 1837, após longa viagem a bordo do navio britânico H.M.S. Beagle, com o objetivo de fazer um levantamento dos recursos e da cartografia das costas setentrionais da América do Sul, Darwin passou a escrever suas primeiras notas sobre a origem das espécies. (...)
Considerando a variação de cada indivíduo de uma população, Darwin chegou à conclusão de que alguns estariam mais aptos que outros e assim venceriam a competição pela sobrevivência. Os indivíduos mais adaptados ao meio possuiriam variações vantajosas em relação aos demais. A esse processo Darwin denominou seleção natural.(01)
(...)
Durante a década de 1840, consciente das implicações de seu trabalho sobre a tese da imutabilidade das espécies e sobre os preceitos religiosos, Darwin estudou minuciosamente os mecanismos da evolução, baseando-se na teoria da seleção natural, sem publicar suas ideias. (...) Seu livro A origem das espécies foi finalmente lançado em 1859, sendo o mais vendido daquele ano, com uma tiragem de 1250 exemplares. Apesar das provas detalhadas apresentadas nessa publicação, as ideias de Darwin encontraram fortes oponentes, tanto na comunidade científica quanto na religiosa. (...)
Sua teoria passou a ser totalmente aceita pelo meio científico apenas no século 20, quando pesquisadores encontraram as publicações do monge e botânico austríaco Johann Gregor Mendel (1822 - 1884), o qual descobrira a transmissão hereditária 32 dos caracteres.
ABRÃO, Maria Sílvia. Navegando pelo mundo, Darwin revolucionou a ciência. Disponível em: http//educação uol.com.br/ ciências/. Acesso em: 04 maio. 2009. (Fragmento adaptado.)
Darwin ensina a aceitar as diferenças.
Este ano de 2009 irá se caracterizar pela presença muito frequente, na mídia e nos meios acadêmicos, de Charles Darwin, o pacato cidadão que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, portanto há 200 anos, (02) e que mudou nossa maneira de ver o mundo.
_______época_________ (01) ele viveu, considerava-se que os seres vivos haviam sido criados no passado tal como(03) se mostravam no século 19. É o que se chamou de fixismo: (07) as espécies, incluindo a nossa, seriam fixas, isto é, imutáveis. (08) Pois(04) Darwin sugeriu, baseado em intensos e extensos estudos, principalmente após sua viagem de quase cinco anos pelo mundo, __________ (01) todos os seres vivos, sem exceção, modificaram-se ao longo do tempo. A abelha, que hoje forma colmeias(05) e produz o tão apreciado mel, no passado não era assim, (09) não era nem mesmo um inseto social. As aves, que hoje nos encantam com sua beleza e muitas delas com seu canto, foram diferentes milhões de anos atrás. Na verdade, estudos mostraram que elas evoluíram de um grupo de dinossauros!
(...)
Ao propor(06) que todos os seres vivos se modificaram a partir de formas ancestrais, Darwin criou a imagem de uma árvore da vida. Todas as folhas que estão na parte externa dos ramos representam os seres vivos atuais; as internas, os extintos. Essa imagem nos leva à conclusão de que todos viemos de um ou poucos ancestrais muito remotos. De fato, estudos de biologia molecular têm confirmado essa inferência.
Qual a implicação dessa ideia? Todos constituímos uma família! Somos, portanto, parentes uns dos outros. (...) Como irmãos, temos nossas diferenças: alguns são mais altos, outros mais gordos,(10) alguns possuem pele bem clara, outros pele escura,(10) alguns cabelos lisos, outros não,(10) e assim por diante.
Na perspectiva darwiniana, não há um povo escolhido, muito menos um povo que representa o mal.(11) Somos todos iguais do ponto de vista biológico, no sentido da fraternidade. Diferença não implica qualificação como melhor ou pior. É isto que celebramos em Darwin: por meio de algumas ideias e conceitos simples, ele revolucionou o mundo acadêmico e também o modo como nos vemos no dia a dia. (...)
ARAÚJO, Aldo M. de. ADVERSO. Adufrgs/Sindical, n.165. abr. 2009. p. 16-17 (Fragmentos adaptados.)
Darwin mostrou que a cooperação pode também evoluir, ou seja, uma espécie que é solitária hoje poderá ser social (01) amanhã. É o caso da nossa espécie: podemos ser cooperativos, (02) e de fato somos,(04) na maior parte das vezes. Cooperamos quando formamos casais e temos nossos filhos — às vezes, infelizmente, isso termina. (05) Cooperamos quando resolvemos entrar na política e trabalhar para a coletividade — às vezes, infelizmente, o fazemos de modo desvirtuado.
Esta é outra parte da revolução de Darwin: nossa cultura — costumes, tradições, crenças, vida social, ciência — se modificou ao longo do tempo, constituindo um subproduto(06) da evolução biológica. É o que veio a ser conhecido como revolução cultural. À medida que nos tornamos mais e mais inteligentes, fomos criando sistemas culturais. (07) Como estamos distribuídos em vários continentes (08) e em grandes espaços, nossas culturas diferem.
ARAÚJO, Aldo de. ADVERSO. Adufrgs/ Sindical, n.165. abr. 2009. p.16-17. (Fragmento adaptado.)
Responder à questão com base nos textos 1,2 e 3 e nas afirmativas.
I) Apenas o texto 1 enfoca as vantagens das espécies mais fortes sobre as mais fracas.
II) Apenas os textos 1 e 2 mencionam a viagem de estudos de Darwin.
III) Os três textos referem-se à rejeição da sociedade do século XIX às teorias darwinianas.
IV) O tema dos três textos é a antiga crença na imutabilidade das espécies.
Estão corretas apenas as afirmativas