TEXTO 1

Em 1837, após longa viagem a bordo do navio britânico H.M.S. Beagle, com o objetivo de fazer um levantamento dos recursos e da cartografia das costas setentrionais da América do Sul, Darwin passou a escrever suas primeiras notas sobre a origem das espécies. (...)

Considerando a variação de cada indivíduo de uma população, Darwin chegou à conclusão de que alguns estariam mais aptos que outros e assim venceriam a competição pela sobrevivência. Os indivíduos mais adaptados ao meio possuiriam variações vantajosas em relação aos demais. A esse processo Darwin denominou seleção natural.(01)

(...)

Durante a década de 1840, consciente das implicações de seu trabalho sobre a tese da imutabilidade das espécies e sobre os preceitos religiosos, Darwin estudou minuciosamente os mecanismos da evolução, baseando-se na teoria da seleção natural, sem publicar suas ideias. (...) Seu livro A origem das espécies foi finalmente lançado em 1859, sendo o mais vendido daquele ano, com uma tiragem de 1250 exemplares. Apesar das provas detalhadas apresentadas nessa publicação, as ideias de Darwin encontraram fortes oponentes, tanto na comunidade científica quanto na religiosa. (...)

Sua teoria passou a ser totalmente aceita pelo meio científico apenas no século 20, quando pesquisadores encontraram as publicações do monge e botânico austríaco Johann Gregor Mendel (1822 - 1884), o qual descobrira a transmissão hereditária 32 dos caracteres.

ABRÃO, Maria Sílvia. Navegando pelo mundo, Darwin revolucionou a ciência. Disponível em: http//educação uol.com.br/ ciências/. Acesso em: 04 maio. 2009. (Fragmento adaptado.)

Pela leitura do texto, conclui-se que