Para responder à questão, leia o fragmento do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo e as afirmativas que seguem.
E maldizia soluçando a hora em que saíra da sua; terra; essa boa terra cansada,(01) velha como que enferma;(01) essa boa terra tranquila, sem sobressalto; nem desvarios de juventude. Sim, lá os campos eram frios e melancólicos,(01) de um verde alourado e quieto e não ardentes e esmeraldinos e afogados em tanto sol e em tanto perfume como o deste inferno, onde em cada folha que se pisa há debaixo um réptil venenoso, como em cada flor que desabotoa e em cada moscardo que adeja há um vírus de lascívia. Lá, no; saudosos campos da sua terra, não se ouvia em noites de lua clara roncar a onça e o maracajá, nem pela manhã ao romper do dia, rilhava o bando truculento das queixadas, lá não varava pelas florestas a anta feia e terrível, quebrando árvores; lá sucuruju não chocalhava a sua campainha fúnebre anunciando a morte, nem a coral esperava traidora viajante descuidado para lhe dar o bote certeiro decisivo; lá(02) o seu homem não seria anavalhado pelo ciúme de um capoeira; lá(02) Jerônimo seria ainda mesmo esposo casto, silencioso e meigo; seria mesmo lavrador triste e contemplativo como o gado que à tarde levanta para o céu de opala o seu olha humilde, compungido e bíblico.
I) A diferença entre a velha e a nova terra é marcada pela força da natureza que transforma a vida e o comportamento do homem.
II) Expressões como “cansada”, “enferma”, “frios e melancólicos”, (01) respectivamente, assumem uma conotação positiva para a mulher de Jerônimo, ao definirem o espaço da felicidade perdida na velha terra.
III) As ações dos animais, pintadas com os tons fortes do Naturalismo, narram os perigos que Jerônimo e sua mulher vivem na selva.
IV) A expressão “lá”, (02), indica o espaço das virtudes do marido, da paz doméstica e de uma vida simples e tranquila.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas apenas