Para responder à questão, ler o texto que segue.
Quando anoiteceu os habitantes de Santa Fé começaram a ouvir o pipocar do tiroteio. A praça ficou deserta, as casas fechadas. E o último sol daquela tarde de outono alumiou ruas mortas. Mas pelas frestas das janelas olhos espiavam para fora. De casa para casa, vizinhos trocavam impressões. E assim, por meio deste sistema de comunicação, naquele anoitecer eles fizeram correr pela vila as últimas notícias e boatos. O Cel. Ricardo tinha mandado prender Pedro e Juvenal Terra, pois os dois se estavam preparando para se unirem aos Farrapos.
A noite chegou morna e estrelada. O tiroteio cessou, e o silêncio que se fez apareceu cheio de mau agouro. Duma das meia-águas da praça uma velha que vigiava a casa do Cel. Amaral gritou para a casa vizinha: “Os legalistas chegaram. Parece que vão se atrincheirar no casarão”.
(...)
Sentada junto da mesa, no meio do quarto às escuras, Bibiana esperava com o coração a bater descompassado. Rodrigo se aproximava - pensava ela. - Os soldados de Ricardo Amaral tinham recuado. Ela ia ver o marido.
O trecho acima, de O continente, relata o episódio que antecede