CONFERÊNCIA DE BERLIM, 1884-1885

Em nome de Deus Todo Poderoso,

S. M. Imperador da Alemanha; S. M. Rei dos Belgas; o Presidente dos E.U.A.; o Presidente da República Francesa; S. M. Rainha do Reino Unido; S. M. Rei da Itália;

S. M. Imperador de todas as Rússias, e outros.

Querendo regular as condições mais favoráveis ao desenvolvimento do comércio e da civilização em certas regiões da África; desejosos de prevenir os mal-entendidos e as contestações que poderiam originar, no futuro, as novas tomadas de posse nas costas da África, e preocupados ao mesmo tempo com os meios de crescimento do bem-estar moral e material das populações aborígenes, resolveram, reunir para este fim uma Conferência em Berlim.

Adaptado de Ata geral, 26/02/1885. casadehistoria.com.br.

PRIMEIRA CONFERÊNCIA DOS POVOS AFRICANOS, 1958

A Primeira Conferência dos Povos Africanos reuniu mais de duzentos delegados representando 62 organizações nacionalistas. Afirmando a importância da "personalidade africana", contrastou com a Conferência de Berlim (1884-1885).

O líder ganês Kwame Nkrumah ressaltou que os africanos desejavam decidir seu destino. Pela primeira vez, os africanos falavam para si próprios através da voz de um africano.

Adaptado de OLIVEIRA, P. O.; PARADA, M.; MEIHY, M. S. B.. História da África contemporânea. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Pallas, 2013.

Os textos acima se referem a duas conferências ocorridas em momentos diferenciados das histórias dos povos e sociedades africanas.

Apresente o respectivo contexto histórico no qual ocorreu cada uma dessas conferências. Considerando as relações internacionais da época, indique, também, uma proposta dos governos africanos defendida na conferência de 1958.