"O imperialismo surgiu quando a classe detentora da produção capitalista rejeitou as fronteiras nacionais como barreira à expansão econômica. A burguesia ingressou na política por necessidade econômica: como não desejava abandonar o sistema capitalista, cuja lei básica é o constante crescimento econômico, a burguesia tinha de impor essa lei aos governos, para que a expansão se tornasse o objetivo final da política externa."

Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo, de Hannah Arendt.

O período de desenvolvimento do capitalismo europeu a que o texto faz referência atingiu seu apogeu, segundo a autora, nas últimas décadas do século XIX, e encerrou-se nos primeiros anos após o término da II Guerra Mundial.

  1. I. Os defensores da política expansionista justificaram a conquista de áreas coloniais, na África e na Ásia, em grande medida como uma “missão civilizadora” das nações europeias.

  2. II. Na Guerra dos Bôeres, a Inglaterra combateu colonos (descendentes de holandeses) das repúblicas de Orange e Transvaal, anexando-as por fim às suas possessões no sul da África.

  3. III. As áreas coloniais passaram a representar não só valiosos mercados consumidores para manufaturados europeus, mas também importantes centros fornecedores de matérias-primas.

  4. IV. A independência da Índia, em 1947, em que se destacou o líder Mahatma Gandhi, inseriu-se num processo geral de descolonização dos continentes africano e asiático.

São corretas: