— Respiração? - pergunta Chuá. - Mas estamos estudando Química ou Biologia?

— Pois é, mas os átomos e as moléculas não sabem disso, e as reações químicas continuam ocorrendo em todos os seres vivos — emenda Naná, continuando: — No corpo humano, por exemplo, o dos tecidos vai para o sangue e o do sangue vai para os tecidos. Quando o sangue alcança os pulmões, dá-se a troca inversa. O sangue contém, também, substâncias que impedem a variação do pH, o que seria fatal ao indivíduo. Mesmo assim, pode ser observada pequena diferença de pH (da ordem de 0,04) entre o sangue arterial e o venoso.

  1. a) Utilizando equações químicas explique onde se pode esperar que o pH seja um pouco mais baixo: no sangue arterial ou no venoso?

    — Puxa! Nessa você me pegou. Mas vou resolver — diz Chuá.Naná, porém, logo continua: — Quando em “repouso”, liberamos nos pulmões, por minuto, cerca de de dióxido de carbono oriundo do metabolismo, medida está feita a temperatura ambiente (). Você está comendo pão que podemos considerar, numa simplificação, como sendo apenas um polímero de glicose (). A massa dessa fatia é de aproximadamente 18 gramas.

  2. b) Seguindo esse raciocínio e admitindo, ainda, que a fatia se transforme em e água, sendo o dióxido de carbono eliminado totalmente pela respiração, quantos minutos serão necessários para que ela seja “queimada” no organismo?