— Você se lembra daquela questão da primeira fase, sobre a camada de ácido orgânico que formava um círculo sobre a água? — diz Chuá.
— Se lembro! — responde Naná. — Nós a resolvemos com certa facilidade pois conseguimos visualizar a camada de moléculas, usando a imaginação. E se a banca resolvesse continuar com esse tema na segunda fase? - sugere Chuá.
— Será? - pergunta Naná.
— Bem, já que estamos estudando, vamos imaginar perguntas e depois respondê-las.
— Por exemplo, na experiência relatada, formava-se uma única camada do ácido orgânico sobre a água. Hoje sabemos que se trata do ácido oleico, que tem uma dupla ligação na cadeia
(, ou simplesmente ).
a) Na experiência foram usados de ácido, que correspondem a aproximadamente moléculas. Se essa quantidade de ácido reagisse completamente com iodo, quantos gramas de iodo seriam gastos?
— Esta é tranquila - vibra Chuá! - Basta saber como o iodo reage com a molécula do ácido oleico e fazer um cálculo muito simples. Vamos ver uma outra questão que não envolva cálculo!
b) Como ocorre a interação das moléculas do ácido oleico com as da água, na superfície deste líquido?
— Será que pode cair alguma questão assim?— Não sei! Mas não custa imaginar um pouco. Assim estamos exercitando o raciocínio e a memória. Sonhar também é bom — diz Naná.