— Ali na geladeira há um pacote de linguiças. Você sabia que elas contêm nitrito de sódio, uma substância tóxica? Bastam 4 gramas para matar uma pessoa; além disso é conhecido carcinógeno. Esse sal é adicionado em pequenas quantidades para evitar a proliferação da bactéria Clostridium botulinum, que produz uma toxina muito poderosa: da mesma são fatais para uma pessoa, veja só que perigo! Bem, vamos deixar agora os cálculos de lado. Pelo que está aqui no livro, uma das maneiras de identificar a presença do ânion nitrito é adicionar, numa solução, íons ferro II e um pouco de ácido. Nessa reação forma-se , além de ferro III e água.
a) Escreva as semi-reações de óxido-redução que se referem à reação descrita, que ocorre em solução aquosa.
— E mais - complementa Chuá. - O monóxido de nitrogênio () formado combina-se com ferro II, que deve estar em excesso, para formar uma espécie marrom escuro. Isto identifica o nitrito. Considere que a composição dessa espécie obedece à relação 1:1 e apresenta carga bipositiva.
b) Escreva a fórmula molecular dessa espécie.
— Que moleza! Está pensando o quê? Pergunta é a que vou lhe fazer agora! — vibra Naná. Vamos falar um pouco de respiração.