O texto abaixo foi extraído de uma seção que divulga “novidades científicas”. Leia-o e responda às questões que se seguem:
IDOSA PRECOCE - Dolly é uma cópia tão exata da ovelha de cuja mama os cientistas do Instituto Roslin tiraram uma célula para clonar, que já nasceu “velha”. Quando veio ao mundo, o interior de suas células já apresentava traços não de uma filhote, mas de um animal adulto. É o que os biólogos escoceses revelaram na revista Nature. O problema está nos telômeros, apêndices dos cromossomos que compõem o material genético. Os de Dolly são 20% mais curtos do que deveriam ser numa ovelha de sua idade. Sabe-se que o comprimento dos telômeros diminui à medida que as células vão se dividindo ao longo da vida. Eventualmente, ficam tão pequenos que a célula perde essa capacidade. Nesse sentido, os telômeros estão fundamentalmente ligados ao envelhecimento. Como Dolly foi criada a partir de uma célula adulta, seus telômeros são curtos. Se essa anomalia pode acarretar o envelhecimento precoce da ovelha ou não é outra história ainda a investigar. A comparação com o drama dos replicantes do filme Blade Runner, androides vigorosos, mas de vida curta, é inevitável.
(ISTOÉ 1548, 02/06/99)
a) O que é caracterizado como problema e como ele é explicado?
b) Cite a passagem do texto que expressa uma verdade genética dada como conhecida de todos e transcreva a expressão que indica que esse conhecimento é compartilhado.
c) Cite uma passagem do texto que expresse uma hipótese.