Um dos grandes problemas das navegações do século XVI referia-se à limitação de água potável que era possível transportar numa embarcação. Imagine uma situação de emergência em que restaram apenas de água potável (considere-a completamente isenta de eletrólitos). A água do mar não é apropriada para o consumo devido à grande concentração de , porém o soro fisiológico é. Se os navegantes tivessem conhecimento da composição do soro fisiológico, poderiam usar a água potável para diluir água do mar de modo a obter soro e assim teriam um volume maior de líquido para beber.

  1. a) Que volume total de soro seria obtido com a diluição se todos os 300 litros de água potável fossem usados para este fim?

  2. b) Considerando-se a presença de pessoas na embarcação e admitindo-se uma distribuição equitativa do soro, quantos gramas de teriam sido ingeridos por cada pessoa?

  3. c) Uma maneira que os navegadores usavam para obter água potável adicional era recolher água de chuva. Considerando-se que a água da chuva é originária, em grande parte, da água do mar, como se explica que ela possa ser usada como água potável?