Os trechos transcritos a seguir fazem referência a mortes ocorridas em circunstâncias misteriosas:
I - Houve um inquérito (...) e o veredicto foi suicídio. A única dúvida foi levantada pelo legista, que disse achar estranho um homem dar um tiro na cabeça exatamente no meio da testa. Mas essa tinha sido a única dúvida. A coisa toda era muito simples. A porta trancado por dentro, a chave no bolso do morto, as janelas bem fechadas, a pistola na mão.
(Agatha Christie)
II - Aparentemente, Walker tinha se suicidado. Tomara uma dose excessiva de barbitúricos. E no entanto, alguma coisa estava errada (...). Talvez fosse a posição do corpo: dentro do televisor e olhando para fora. No chão havia um bilhete dizendo: ’Querida Edna. O terno de lã me provoca coceira, portanto decidi dar cabo da vida (...). Deixo-lhe toda a minha fortuna. com exceção do chapéu de feltro, que levo ao planetário. Não tenha pena de mim, pois estou me sentindo bem e prefiro a morte a pagar aluguel. Adeus. Assinado, Herny.’
(Woody Allen)
Escolha um dos trechos e, com base nos elementos nele fornecidos, escreva uma narrativa em primeira pessoa em que narrador seja o detetive encarregado de investigar o caso.
Instruções complementares:
— Para elaborar sua narrativa você deverá supor que o caso relatado faz parte de um livro em que o detetive registra os casos mais intrigantes de sua carreira policial.
— A narrativa deverá centrar-se nos motivos e circunstâncias que levaram à morte.
— Não se esqueça de indicar o trecho que você escolheu.