Leia os fragmentos abaixo, de Pero de Magalhães Gandavo e de Jean de Léry, respectivamente, escritos no século XVI.

1 - Estes índios são de cor baça e cabelo corredio; têm o rosto amassado e algumas feições dele à maneira de chins. Pela maior parte são bem dispostos, rijos e de boa estatura; gente mui esforçada e que estima pouco morrer, temerária na guerra e de muito pouca consideração. São desagradecidos em grande maneira e muito desumanos e cruéis, inclinados a pelejar, e vingativos por .extremo. [...] São muito desonestos e dados à sensualidade, e assim se entregam aos vícios como se neles não houvera razão de homens.

2 - De tal modo que, tendo eu vivido com eles, confiaria mais neles e de fato estava mais seguro em meio àquele povo que chamamos selvagem do que me sinto hoje em alguns lugares de nossa França, com franceses desleais e degenerados.

Considere as seguintes afirmações sobre esses fragmentos.

  1. I. Gandavo enfatiza os aspectos físicosagradáveis dos indígenas, por ele comparados a elementos da natureza americana.

  2. II. Tanto Gandavo quanto Jean de Lérycontestam a humanidade dos indígenas, ao destacarem sua selvageria e degeneração moral.

  3. III. Ao atribuir aos indígenas brasileiros valores que não reconhecia em conterrâneos seus, o francês Jean de Léry desmente a perspectiva etnocêntrica que fundamentou a maior parte dos textos de viajantes.

Quais estão corretas?