Nos últimos 500 anos temos falado e escrito a língua portuguesa no Brasil. Nos primeiros séculos, apenas 30% dos habitantes falavam (10) a língua de Portugal, e nem todos a escreviam. Os outros (1) 70% ________ aloglotas, ameríndios e africanos. Foi necessário esperar até o século XVIII para que a língua portuguesa (11) efetivamente se tornasse a língua majoritária do país. (4)
Que língua é essa que falamos e que escrevemos (tão pouco)? (5) Continua a ser o português europeu? Ou já falamos o "brasileiro" (12)?
Tem-se notado que desde o século XIX ________ a aparecer no português do Brasil alguns elementos fonéticos e gramaticais divergentes do uso europeu. Vejamos alguns poucos exemplos.
Pronunciamos todas as vogais que precedem a vogal tônica, como em telefone, enquanto (15) os portugueses passaram a apagá-las, dizendo tulfón (9). Às vezes deixamos cair as vogais iniciais, como em tá, por está, mantidas pelos portugueses em seu modo característico de atender ao telefone: está? está lá? (6) Também alteramos bastante a gramática. Para ficar só num caso: no quadro dos pronomes pessoais, mantivemos eu e ele para a primeira e a terceira pessoas, mas estamos substituindo progressivamente tu por você e nós por a gente. Vós desapareceu.
Significaria então (16) que já nasceu (13) a língua brasileira? (7) Algumas dificuldades impedem uma resposta positiva, pois muitos dos fenômenos diferenciadores (14) ________ já no português medieval. Indo por aqui (2), o português do Brasil seria considerado mais conservador que o português europeu, e a pergunta então não é se temos uma nova língua por aqui, e sim (17) por que "eles" mudaram a língua por lá... (8) Muito provavelmente, o português do Brasil está combinando características conservadoras e inovadoras, seguindo, nisso (3), uma direção distinta daquela do português europeu.
(Adaptado de: CASTILHO, Ataliba T. de. Seria a língua falada mais pobre que a língua escrita? Impulso, Revista de Ciências Sociais e Humanas, São Paulo, UNIMEP, v. 12, n. 27, p. 85-104, 2000.)
Considere as seguintes propostas de substituição de nexos do texto, independentemente da necessidade de eventuais ajustes de pontuação.
1 - enquanto (15) por no momento em que
2 - então (16) por pois
3 - e sim (17) por mas
Quais propostas manteriam o significado das frases em que os nexos estão inseridos?