Um dia desses, recebi um telefonema surpreendente de Bernd Eichinger. Ele queria muito que eu visse seu novo filme A Queda, antes ________ em circuito. Uma oportunidade maravilhosa. Eu sabia que o filme de Eichinger tinha desencadeado uma grande discussão na Alemanha. A caminho do cinema, foram me passando pela cabeça alguns argumentos aventados (3) nesse debate.

Na Inglaterra, eu tinha lido muito pouco sobre o filme até então. Os poucos comentários mencionavam apenas que a Alemanha estava quebrando pela primeira vez um tabu com esta representação cinematográfica de Hitler. Não só (6) em conversa com amigos e historiadores alemães, mas também (7) na imprensa do país, este parecia ser realmente um aspecto importante. As pessoas me perguntavam se a Alemanha estaria preparada para um filme desses ou não. (8) Se mostrar o ser humano Hitler não implicaria o risco de perder de vista seu caráter maligno, monstruoso e demoníaco, podendo até despertar simpatia por ele. Será que um filme’ desses não poderia ter o efeito indesejado de transformar o bunker do Führer numa desagradável atração turística, (9) para muitos até mesmo em lugar de peregrinação?

Sei o quanto os alemães são sensíveis em relação ________ época de Hitler, (10) mas, do ponto de vista inglês, isso parecia um caso típico de medo - compreensivo, mas exagerado - do passado nazista e de seu desdobramento histórico. Eu achava perfeitamente legítimo fazer um filme desses; para mim, era só uma questão de tempo. ________ alguns anos, um projeto desses teria sido ousado demais, uma provocação muito grande, uma monstruosidade. Mas um filme desses faz parte de um processo contínuo e inevitável de passar a enxergar e considerar ________ época de Hitler como história. (1) Não significa que o passado nazista deva ser contemplado sem emoção, sem consternação (4). O julgamento do Terceiro Reich também não precisa ser drasticamente revidado (5), (11) seus terríveis crimes não precisam ser relativizados. (2)

(Adaptado de: KERSHAW, Ian. Humbold4 v. 47, n. 90, p. 66, 2005.)

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.