Se (1) escapar do bombardeio (4) ________ está sendo submetido, um achado divulgado anteontem (10) por pesquisadores do Reino Unido poderá mudar a história da ocupação humana da América (7). Segundo eles, pegadas de pessoas descobertas no centro do México teriam 40 mil anos - embora (2) os registros mais antigos de presença humana no continente não ultrapassem ________ 13 mil anos.
A equipe, liderada pela geoarqueóloga (13) mexicana Silvia González, achou os rastros na beira de um antigo lago (14) assolado por chuvas de cinza vulcânica. Imagina-se que, depois (11) de um desses episódios, um grupo de pessoas (entre as quais crianças, a julgar pelas dimensões das pegadas) teria caminhado sobre a cinza, deixando sua marca (5).
Usando uma série de métodos diferentes, o grupo britânico datou fósseis de animais no mesmo nível da pegada, assim como sedimentos em volta da própria (15), chegando à data de por volta de 40 mil anos antes do presente (12). Hoje, o sítio arqueológico das Américas mais antigo cujas datas são aceitas pelos cientistas é Monte Verde, no extremo sul do Chile, com seus 12,5 mil anos (18). (17) Poucos pesquisadores põem em dúvida a ideia (16) de que os primeiros americanos cruzaram o estreito de Bering, vindos do extremo nordeste da Ásia, para chegar ao Novo Mundo.
"Novas rotas de migração ________ expliquem a existência desses sítios muito mais antigos precisam ser consideradas. Nossos achados reforçam a teoria ________ esses primeiros colonos (6) tenham vindo pela água, usando a rota da costa do Pacífico", disse González em comunicado.
"Nunca se deve dar a conhecer um achado tão importante numa entrevista coletiva", critica o antropólogo argentino Rolando González-José, do Centro Nacional Patagônico. O pesquisador já chegou a estudar os antigos mexicanos junto com a arqueóloga (8), mas (3) teve "divergências inconciliáveis" com ela. "Uma data de 40 mil anos não necessariamente leva a modelos alternativos do povoamento (9), muito menos (19) recorrendo a rotas transpacíficas", diz.
(Adaptado de: LOPES, Reinaldo José. Folha de S. Paulo, 6 jul. 2005, p. A 16.)
A palavra geoarqueóloga (13) é composta com três radicais eruditos. Na posição final, encontra-se o elemento -logo, que significa ’aquele que estuda’.
Abaixo, no bloco superior, estão listadas cinco palavras compostas com dois radicais eruditos; no inferior, os sentidos possíveis dos radicais finais de três dessas palavras. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - ególatra
2 - enófilo
3 - enófobo
4 - filantropo
5 - geógrafo
() aquele que cultua
() aquele que tem aversão a
() aquele que descreve
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é