Entre 1511 e 1516, foram escritas na Europa três das mais fundamentais obras da Renascença, Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã, O Príncipe, de Nicolau Machiavel, e Utopia, de Thomas Morus. Diferentes pelo tom e pelas respostas que trazem, essas obras têm em comum uma constatação bastante sombria da sociedade da época e a ambição de edificar um mundo mais harmonioso.
Em relação aos ideais intelectuais humanistas e à conjuntura histórica da época, considere as seguintes afirmações.
I. O pensamento humanista elaborou uma forte crítica à escolástica, embora não tenha rompido com a ideia criacionista, colocando suas esperanças em uma nova forma de educação.
II. O mundo dos humanistas foi um mundo animado por transformações: a difusão da impressão mecânica, os progressos da navegação e a descoberta de novas terras, a intensificação das trocas comerciais, a queda de Constantinopla e o exílio de letrados gregos na Europa, todos fatores que provocaram uma reflexão a propósito da condição humana.
III. O humanismo fundamentou-se, em primeiro lugar, na restauração da cultura antiga, através de manuscritos que se haviam perdido desde a Antiguidade, os quais são considerados como tesouros de uma cultura viva.
Quais estão corretas?