Leia os trechos abaixo, extraídos do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.
1. "O que vale, são outras coisas. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam."
2. "Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego. (...) Daí, vieram me chamar. Causa dum bezerro; um bezerro branco, erroso, os olhos de nem ser - se viu - ; e com máscara de cachorro."
3. "O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: (...) Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; é onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade."
4. "Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente. Queria entender do medo e da coragem, e da gã que empurra a gente para fazer tantos atos, dar corpo ao suceder."
5. "(...) sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois."
Associe adequadamente as seis afirmações abaixo com os cinco fragmentos transcritos acima.
() Sob o forte impacto do seu amor por Diadorim, Riobaldo procura entender a diferença desse amor imposto pelo destino.
() O narrador busca definições exemplares do sertão, espaço que não se pode dimensionar.
() Trata-se das palavras iniciais do romance, que já dão sinais da existência de um interlocutor presente.
() Riobaldo ultrapassa a condição de homem da sua região, narrando o seu desejo de compreender os sentimentos e as forças que movem a vida humana.
() Trata-se de uma reflexão sobre a memória dos episódios vividos pelos seres humanos.
() O diabo, que Riobaldo vai enfrentar na cena do pacto, pode assumir várias formas, como as de animais.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é