Na primeira metade do século XIX, a Ásia Oriental era um importante mercado consumidor de produtos europeus e fonte de fornecimento de matérias-primas. Tal expansão imperialista foi concretizada mediante o estabelecimento de tratado comerciais, pressão política e expedições armadas.
Considere as afirmações abaixo sobre as relações da Inglaterra com a Ásia.
I. A diminuição na Índia ganhou amplitude e despertou a reação armada conhecida como Guerra dos Cipaios, ocorrida entre 1857 e 1859.
II. Na China, a destruição de um carregamento inglês de ópio em 1840 foi seguida de uma expedição naval que, após bombardear Nanquim, impôs um tratado pelo qual a Inglaterra obteve, entre outras vantagens, o controle de Hong Kong e a abertura de vários portos ao comércio.
III. Os ingleses controlavam várias regiões próximas da China e da Índia, como a Birmânia, o Tibete e o Afeganistão, dominando do Mar Vermelho ao Oceano Índico.
IV. Após 1860, o domínio inglês na China ficou seriamente abalado devido à eclosão de movimentos contestatórios de inspiração religiosa e tradicionalista, como a Revolta dos Karidjitas, o movimento dos Taipings e a Rebelião dos Boxers.
Quais estão corretas?