Leia o texto que segue.

“O Império Português é um dos maiores enigmas da história. Por volta de 1480, os Portugueses tinham atingido o extremo sul da costa africana e, ao mesmo tempo, atravessado a imensidão do Atlântico para colonizarem os Açores; é provável que, nessa altura, os seus intrépidos pescadores, juntamente com os bascos e bretões, estivessem já instalados nos mares cheios de rocha e de peixe da Terra Nova. A Índia e a América pareciam destinadas a pertencer-lhes; na verdade, se os Portugueses tivessem dado ouvidos a Colombo, teriam domínio sobre os três continentes antes de qualquer outra nação da Europa. Colombo e a Espanha negaram-lhes o que a sorte parecia Ter-lhes destinado; mesmo assim, em meados do século XVI, os Portugueses dominavam uma porção do mundo e do comércio superior a qualquer outro país.”

(Adaptação de: PLUMB J.H. Introdução. In: BOXER, C.R. O Império Colonial Português (1415-1825). Lisboa: Edições 70, 1981.)

Considere as afirmações abaixo sobre o império Português ao longo dos séculos XVI a XIX.

  1. I. Foi caracterizado principalmente pela existência de um mercado ultramarino de fundamental importância para a manutenção de suas estruturas sociais e econômicas, orientado por práticas do antigo regime.

  2. II. Caracterizou-se pela expansão e conquista de novos territórios que permitiriam à Coroa portuguesa atribuir ofícios e cargos civis e militares, conceder privilégios comerciais a indivíduos e grupos e, assim, reproduzir as redes de hierarquia existentes desde o Reino.

  3. III. Apresentou uma precária articulação entre as diversas e distintas sociedades que o constituíam, parecendo tão-somente uma colcha de retalhos comerciais, em que as diversas áreas imperiais estavam submetidas às regras do livre mercado.

Quais estão corretas?