Ao tomarem Cunduz, no Afeganistão, os homens da Aliança do Norte encontraram um soldado do Taleban, Abdul Hadid, sentado na calçada, baleado, tremendo de choque, com as roupas ________ de sangue. No pequeno grupo hostil e ________ que se formou ao seu redor, Abdul percebeu que havia dois jornalistas ocidentais, as únicas caras, provavelmente, a mostrarem compaixão. Endereçou a eles (16) seu único (e último? (1)) pedido de ajuda da seguinte maneira: “Tenho um amigo na Alemanha”. Depois disso, foi levado embora – oficialmente (2), para um hospital.

É como se Abdul dissesse (4) aos (17) que podiam entendê-lo, ou seja, aos ocidentais presentes: não sou “todo” daqui, minha tribo não resume inteiramente minha humanidade. Na hora de morrer por causa de uma diferença étnica, ele (18) invocou um mundo em que (19), em princípio (3), tribos e crenças não seriam condições de cidadania.

Não acredito que a frase de Abdul fosse (5) uma ________ oportunista. É mais provável que ela manifestasse uma dolorosa contradição (10) de fundo. Por um lado, há a vontade de defender o (20) que, desde sempre, constitui (6) uma espécie de essência: a devoção, a fidelidade exclusiva à tribo; por outro, há a sedução da Alemanha, para onde já fora (7) o amigo. Qual é a força dessa sedução? Será que está apenas na abundância de bugiganga (22)?

Ultimamente, tem-se levantado (8) o ________ da retomada do conflito entre Islã e a cristandade.

(9) Mas o conflito de hoje não é o mesmo que assolou a Idade Média, pois a cristandade está diluída na modernidade. O conflito de hoje não é entre duas culturas, cada uma exclusiva, mas entre uma cultura tradicional (11), que se sustenta na exclusão (12) (dos infiéis (14), por exemplo), e a modernidade, que idealiza a inclusão (13) de todos.

Abdul, dividido entre a fidelidade (15) tribal e a sedução de uma cultura distinta, mas que poderia incluí-lo, já é nosso semelhante. Sua contradição não é (21) muito diferente da nossa, cotidiana, ente a nostalgia de algum tipo de pátria e a ambição de reconhecer a humanidade como nossa única tribo.

(Adaptado de: CALLIGARIS, C. Um amigo na Alemanha. Folha de São Paulo, 6 dez.2001.)

Considere o seguinte segmento, adaptado do texto.

É como se Abdul dissesse: "Não sou ’todo’ daqui e minha tribo não resume inteiramente minha humanidade".

Qual das alternativas abaixo apresenta uma reformulação correta, e equivalente em termos de significado, do trecho acima?