Leia os seguintes fragmentos, extraídos de crônicas de Nelson Rodrigues.

“E não era uma parte individual: era um afogamento coletivo. Naufragaram ali os jogadores, os torcedores, o chefe da delegação, a delegação, o técnico e o massagista. Mas quem ganha ou perde as partidas é a alma. Foi a nossa alma que ruiu face à Hungria, foi a nossa alma que ruiu face ao Uruguai.”

“Não creio que a ‘Taça Jules Rimet’ jamais se transforme em passado. Ela representa uma vitória pessoal e coletiva, uma vitória de todos nós, de cada um de nós. Eis a característica dos grandes triunfos: - não desbotam, não passam, não fenecem. E é preciso que, de vez em quando, o brasileiro esfregue em si mesmo, como um óleo genial, o título fantástico.”

Em relação aos fragmentos acima, considere as afirmações que seguem.

  1. I. Os trechos citados trazem a marca doestilo de Nelson Rodrigues – a faltacomum do país, acrescida do exagero quelhe é peculiar – e uma visão poética dofutebol.

  2. II. A abordagem do futebol, nas crônicas, sedá a partir do entendimento desseesporte como parte da identidade dobrasileiro.

  3. III. Para o cronista, o futebol brasileiro não se faz apenas com técnica e tática, ouapenas com jogadores, técnico emassagista, mas principalmente comalma.

Quais estão corretas?