Leia o texto que segue.
“O século XX foi, contudo, o primeiro em que o capitalismo enfrentou um sistema contraditório, que pretende substituí-lo. O fato de que o tenha derrotado não supõe o fim da história, mas o ingresso desta em nova etapa. A continuidade das contradições internas ao capitalismo – e, portanto, da história, que tem nessas contradições seu motor – fica comprovada pelo clima de guerra e de confrontos, e não de convivência pacífica e harmônica, de turbulências econômicas, e não de estabilidade, de maior, e não menor polarização entre riqueza e miséria. A humanidade não é mais feliz do que antes da consolidação da Nova Ordem, a violência não é menor, nem o consumo de drogas ou os desequilíbrios ambientais. A liberação das forças do capital para que ajam sem freios não realizou — ao contrário da utopia liberal da “mão invisível do mercado” — a harmonia, a cooperação, a paz, mas seus contrários. Em seu próprio momento de triunfo, o capitalismo revela todos os desastres e as injustiças que estão em seu âmago.”
(SADER, E. Século XX: uma biografia não autorizada. São Paulo: Perseu Abramo, 2000, p. 136.)
Em relação às considerações do autor e ao contexto histórico ao qual se refere, analise as afirmações abaixo.
I. O desaparecimento da URSS produziu a instabilidade política no mundo capitalista, ao gerar problemas inéditos como o narcotráfico, o desequilíbrio ecológico, a questão migratória e a separação Norte-Sul.
II. A globalização neoliberal, ao fortalecer o Estado de bem-estar social, não ampliou as contradições do capitalismo, nem os desequilíbrios sociais e econômicos.
III. O bloqueio e os bombardeios sistemáticos contra o Iraque, assim como a intervenção militar da OTAN na crise dos Bálcãs, confirmam o papel dos EUA como Estado “hegemônico” da Nova Ordem Mundial.
IV. O clima de guerra referido está expresso nos atentados contra o World Trade Center (1993) e as embaixadas norte-americanas no Quênia e na Tanzânia (1998), assim como na resposta dos EUA, bombardeando o Sudão e o Afeganistão.
V. O movimento antiglobalização, presente em mobilizações e manifestações como as de Seatle, Porto Alegre e Gênova, tem-se mostrado pouco combativo, sendo recebido com indiferença pelo G-7.
Quais estão corretas?