A democratização da cultura tem como precondição (5) a ideia de que os bens culturais são direito de todos e não privilégio (1) de alguns. Democracia cultural (7) significa direito de acesso e de fruição das obras culturais, direito à informação e à formação culturais, direito à produção cultural. Ora, a indústria cultural acarreta o resultado oposto, ao massificar (9) a Cultura. ________?

Em primeiro lugar, porque separa os bens culturais pelo seu suposto (2) valor de mercado: há obras “caras” e “raras”, destinadas aos privilegiados que podem pagar por elas, formando uma elite cultural; e há obras “baratas” e “comuns”, destinadas à massa.

Em segundo lugar, porque cria a ilusão de que todos ________ acesso aos mesmos bens culturais, cada um escolhendo livremente o que deseja, como faz o consumidor num supermercado. No entanto, basta darmos atenção aos horários dos programas de rádio e televisão ou ao que é vendido nas bancas de jornais e revistas para vermos que, através dos preços, as empresas de divulgação cultural já selecionaram de antemão (6) o que cada grupo social pode e deve ouvir, ver ou ler.

Em terceiro lugar, porque inventa as figuras chamadas “espectador médio”, “ouvinte médio” e “leitor médio”, às quais são atribuídas certas capacidades mentais “médias”, certos conhecimentos “médios” e certos gostos “médios”, oferecendo-lhes produtos culturais “médios”. Que significa isso? A indústria cultural vende Cultura. Para vendê-la, deve (10) seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que o perturbem (4), mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. A “média” é o ________ comum cristalizado que a indústria cultural devolve com cara de coisa nova.

Em quarto lugar, porque define a Cultura como lazer e entretenimento, diversão e distração, de modo que tudo o que nas obras de arte e de pensamento significa trabalho e sensibilidade, da imaginação, da inteligência, da reflexão e da crítica, não tem interesse, não “vende”. Massificar é, assim, banalizar (3) a expressão artística (8) e intelectual.

(Adaptado de: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1999, p. 330.)

Os nexos Em primeiro lugar, Em segundo lugar, Em terceiro lugar e Em quarto lugar estabelecem entre os parágrafos do texto um vínculo não hierarquizado, segundo o qual cada parágrafo apresenta um argumento em sucessão.

Assinale a alternativa que propõe um novo conjunto de nexos que manteria esse significado.