Leia os seguintes fragmentos, extraídos de Dom Casmurro, de Machado de Assis.
I. “Contando aquela crise do meu amor adolescente, sinto uma coisa que não sei se explico bem, eé que as dores daquela quadra a tal ponto se espiritualizaram com o tempo que chegam a diluirseno prazer. Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros.”
II. “A vida é uma ópera. E...] Deus é o poeta. A música é de Satanás, jovem maestro de muito futuroque aprendeu no conservatória do céu. [...] Tudo se teria passado sem mais nada, se Deusnão houvesse escrito um libreto de ópera, do qual abrira mão, por entender que tal gênero de recreioera impróprio a sua eternidade. Satanás levou o manuscrito consigo para o inferno. E...]”
III. “A gente Pádua não é de todo má. Capitu, apesar daqueles olhos que o Diabo lhe deu... Você járeparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada.”
IV. “Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aquelesolhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, oque eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca.
V. “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois,senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomiaé diferente. Se só me faltassem os outros, vá, um homem consola-se mais ou menos das pessoasque perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.”
Associe adequadamente as cinco afirmações abaixo com os fragmentos transcritos acima.
() Nos capítulos iniciais do romance, o narrador apresenta o seu objetivo em relação às perdas que sofreu.
() O narrador, já vivido e maduro, busca uma linguagem compatível com as impressões provocadas por Capitu.
() São palavras de José Dias a Bentinho, infiltrando-lhe suspeitas quanto à conduta de sua namorada.
() O narrador Bento Santiago comenta as reações contraditórias provocadas pela passagem do tempo e pela lembrança do amor.
() São trechos do capitulo IX, em que um tenor italiano apresenta a Bento Santiago uma versão irônica das origens da ópera, relacionada à existência do bem e do mal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é