Leia o texto abaixo para responder a esta questão.

“O Papa João Paulo II pediu ontem [12/03/2000] perdão a Deus pelos pecados da Igreja Católica, em especial pelo tratamento dispensado aos judeus e pelas violações de direitos de grupos étnicos. Ele não fez referência a nenhum período em particular. O Cardeal Edward Cassidy (um dos representantes da Cúria Romana) levantou a questão dos judeus dizendo que ‘os cristãos admitirão os pecados cometidos por não poucos deles contra o povo do Antigo Testamento’. João Paulo II respondeu: ‘Estamos profundamente condoídos pelo comportamento daqueles que, no curso da história, fizeram esses filhos Teus sofrer e, pedindo Teu perdão, queremos nos comprometer com uma fraternidade genuína’. Referências à intolerância e à violência dizem respeito principalmente a abusos cometidos nas Cruzadas e na Inquisição. [...] Outras confissões fizeram alusão ao tratamento dado a grupos raciais e étnicos e ao ‘desprezo’ pela sua cultura e tradições religiosas, ‘muito frequentemente humilhadas e marginalizadas’. O Papa de 79 anos, também pediu perdão ‘pelas divisões entre os cristãos, pelo uso da violência que alguns cometeram a serviço da verdade, e pelas atitudes de desconfiança e hostilidade assumidas contra os seguidores de outras religiões’. É uma referência às desavenças com os protestantes e com os cristãos ortodoxos...”

(Folha de São Paulo, 13 de março de 2000.)

O pedido de perdão feito pela Igreja Católica refere-se a alguns acontecimentos históricos.

Leia os itens a seguir.

  1. I. Os processos da Inquisição, que, mais do que tratar de heresias, serviram para a realização de uma verdadeira perseguição política, moral, ideológica e cultural daqueles que poderiam ameaçar os interesses dos grupos governantes.

  2. II. A luta e a guerra sistemática empreendidas pela Igreja e pelos Estados católicos europeus às Igrejas protestantes e às não cristãs durante, principalmente, o período reformista.

  3. III. A manifestação de diversos teólogos contra a escravização dos negros, enquanto autorizavam e sancionavam a dos índios, com base no mais diversos pretextos.

  4. IV. O silêncio da Igreja frente à perseguição de judeus, ciganos e outras comunidades étnicas durante a Segunda Guerra.

Quais deles contêm acontecimentos referidos no período de perdão do Papa?