Leia o seguinte texto.
“É um engano supor que o golpe de Estado de 15/11/1889 foi materialização de um projeto de utopia, lentamente amadurecido por duas décadas de ação republicana. Talvez seja mais prudente supor que a relevância da propaganda republicana se deve, apenas, ao fato de que se proclamou uma república, que lhe reivindicou como memória”.
(LESSA, Renato. A invenção republicana, 1988. p. 38)
Levando em consideração o texto acima, analise as seguintes afirmativas sobre as motivações e o os desdobramentos da proclamação da República no Brasil (15/11/1889).
I. Uma das principais causas do golpe foi a insatisfação de diversos segmentos da oficialidade militar, notadamente de alguns veteranos da Guerra do Paraguai e da “mocidade militar” da Escola Militar da Praia Vermelha.
II. Após o golpe, o governo de Deodoro foi extremamente pacífico, apesar das disputas entra as diversas correntes republicanas (liberais, conservadores e girondinos).
III. Ao contrário da proclamação da Independência em 1822, a proclamação da República foi um movimento que, apesar de liberado pelos militares, teve ampla e expressiva participação de setores populares, que formaram milícias nas principais cidades brasileiras.
Quais estão corretas?