O octogenário Francisco Julião faleceu quietamente no México, onde morava há muitos anos. As Ligas Camponesas, por ele fundadas, são hoje uma lembrança histórica. Uma pergunta que se poderia fazer é:(15) por que o Movimento dos Sem- Terra, o MST, tem mais repercussão do que tiveram as Ligas Camponesas?(16) Claro, as circunstâncias são diferentes(14), mas quero me(20) deter num detalhe:(17) os nomes.(1)
Liga Camponesa é uma expressão que deve ter saído dos antigos manuais comunistas: “liga” não é um termo muito usual; “camponesa” muito menos. Os bolcheviques falavam da união entre operários e camponeses, mas um homem do campo, no Brasil, jamais se(21) autodenominaria(9) “camponês”.
Movimento dos Sem-Terra é outra coisa.(18) “Sem-terra”(11), como “sem-teto”(12), é uma expressão(5) que fala por si. Mas o importante, no meu modo de ver, é a palavra “movimento”. Exatamente por isto(6), porque diz(2) que algo está se movendo, que não está parado, que está rumando para um objetivo.
O movimento dá, aos seus membros, algo que é decisivo(7), sobretudo no mundo em que vivemos:(19) o sentido(3) de pertencer (de “pertenença”(10), palavra que talvez não exista, mas que deveria existir), de compartilhar ideais, de avançar, junto com outros, para um ideal. É claro que, sob essa denominação(8), pode-se ir desde a extrema esquerda até a extrema direita. No clima social e econômico em que vivemos, com pessoas sentindo-se cada vez mais(4) marginalizadas, isoladas, abandonadas, o termo “movimento” adquire um significado transcendente. É esse significado que precisa ser entendido.
E entendido com urgência, porque não entender, aí, significa tragédia social.(13)
(Adaptado de: SCLIAR, Moacyr. O sentido do movimento. Zero Hora, Revista ZH, 18 de junho de 1999.)
Considere as seguintes afirmações referentes a pronomes do texto.
I. O pronome me (20) poderia ser deslocado para depois da forma verbal deter, sem prejudicar a correção da frase.
II. O pronome se (21) poderia ser deslocado para depois da forma verbal autodenominaria sem acarretar erro.
III. O pronome se (21) poderia ser corretamente substituído pela expressão a si mesmo, se substituíssemos a forma verbal autodenominaria por denominaria.
Quais estão corretas?