O octogenário Francisco Julião faleceu quietamente no México, onde morava há muitos anos. As Ligas Camponesas, por ele fundadas, são hoje uma lembrança histórica. Uma pergunta que se poderia fazer é:(15) por que o Movimento dos Sem- Terra, o MST, tem mais repercussão do que tiveram as Ligas Camponesas?(16) Claro, as circunstâncias são diferentes(14), mas quero me(20) deter num detalhe:(17) os nomes.(1)

Liga Camponesa é uma expressão que deve ter saído dos antigos manuais comunistas: “liga” não é um termo muito usual; “camponesa” muito menos. Os bolcheviques falavam da união entre operários e camponeses, mas um homem do campo, no Brasil, jamais se(21) autodenominaria(9) “camponês”.

Movimento dos Sem-Terra é outra coisa.(18) “Sem-terra”(11), como “sem-teto”(12), é uma expressão(5) que fala por si. Mas o importante, no meu modo de ver, é a palavra “movimento”. Exatamente por isto(6), porque diz(2) que algo está se movendo, que não está parado, que está rumando para um objetivo.

O movimento dá, aos seus membros, algo que é decisivo(7), sobretudo no mundo em que vivemos:(19) o sentido(3) de pertencer (de “pertenença”(10), palavra que talvez não exista, mas que deveria existir), de compartilhar ideais, de avançar, junto com outros, para um ideal. É claro que, sob essa denominação(8), pode-se ir desde a extrema esquerda até a extrema direita. No clima social e econômico em que vivemos, com pessoas sentindo-se cada vez mais(4) marginalizadas, isoladas, abandonadas, o termo “movimento” adquire um significado transcendente. É esse significado que precisa ser entendido.

E entendido com urgência, porque não entender, aí, significa tragédia social.(13)

(Adaptado de: SCLIAR, Moacyr. O sentido do movimento. Zero Hora, Revista ZH, 18 de junho de 1999.)

Considere as afirmações sobre as seqüências colocadas entre colchetes nos trechos abaixo.

1. ... porque diz [que algo está se movendo, que não está parado, que está rumando para um objetivo] (2)

2. ... o sentido [de pertencer (...), de compartilhar ideais, de avançar] (3)

3. ... pessoas sentindo-se cada vez mais [marginalizadas, isoladas, abandonadas] (4)

  1. I. Cada uma das seqüências apresentaelementos coordenados entre si.

  2. II. Os elemento ordenados nas seqüênciassão redundantes entre si em termos designificado.

  3. III. As vírgulas que separam os elementosentre si poderiam ser corretamentesubstituídas por ponto-e-vírgula.

Quais estão corretas?