Leia o texto abaixo, extraído da Carta de Pero Vaz de Caminha.

“O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa* por estrado. [...] Entraram. Mas não fizeram sinal de cortesia, nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um deles pôs o olho no colar do Capitão, e começou de acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. [...] Viu um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo.”

(* alcatifa = tapete)

Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

  1. I. As palavras de Caminha evidenciam oconfronto entre civilização e barbárie vivenciadopelos portugueses na chegadaao Brasil.

  2. II. A interpretação que o escrivão dá aosgestos do índio em relação ao colar doCapitão corrobora a intenção dos portuguesesem explorar as possíveis jazidasde ouro na terra recém descoberta.

  3. III. No trecho selecionado, Caminha sugereuma prática que viria a se tornar correntenas relações entre portugueses e selvícolas:o escambo (a permuta) de produtosda terra por artigos manufaturados europeus.

Quais estão corretas?