A famosa "malemolência" ou preguiça baiana(14) não passa de racismo(12), segundo conclui uma(16) tese de doutorado defendida na USP(19). O estudo durou quatro anos./ A tese defendida pela professora de antropologia Elisete Zanlorenzi sustenta(4) que o baiano é tão eficiente quanto o trabalhador das outras regiões do Brasil e contesta(5) a visão de que o morador da Bahia vive em clima de "festa eterna"(13). "Pelo contrário, é justamente no período de festas que o baiano mais trabalha. Como 51% da ..........(1) da população atua(9) no mercado informal, as festas são uma oportunidade(17) de trabalho. Quem se diverte é o turista", diz a autora. Segundo a antropóloga(20), o objetivo da tese foi descobrir como a imagem da preguiça baiana surgiu e se consolidou. Elisete concluiu que a imagem da preguiça se derivou do discurso(15) ..........(2) contra os negros e mestiços, que são 79%da população da Bahia. "A elevada porcentagem de negros e mestiços não é uma coincidência. A atribuição da preguiça aos baianos tem um teor(6) racista." (18)O estudo mostra que a imagem de povo preguiçoso se enraizou(7) no próprio estado por meio das elites de origem européia, que consideravam os escravos "indolentes". Depois, se espalhou de forma acentuada no Sul e no Sudeste a partir das migrações da década de 40. "Todos os que chegavam do Nordeste viravam baianos. Chamá-lo de preguiçosos foi a forma encontrada para depreciar(8) os trabalhadores desqualificados, para estabelecer fronteiras entre os dois mundos", diz. Segundo a tese(21), outro segmento apropriou-se da preguiça: a indústria do turismo, que incorporou(10) a imagem para vender uma idéia de ..........(3) permanente.

(NARRETE, Gonzalo. "Preguiça baiana" é faceta do racismo. Folha de São Paulo, 04 out, 1998.)

Considere as seguintes afirmações acerca do uso de artigos.

  1. I. O artigo indefinido uma(16) poderia ser substituído pelo definido a , sem quehouvesse alteração no sentido da frase em questão.

  2. II. Caso tivéssemos oportunidade ao invés de uma oportunidade (17), não haveriaalteração no sentido global da frase em questão.

  3. III. O artigo definido O(18) poderia ser substituído pelo indefinido Um, sem quehouvesse alteração no sentido da frase em questão.

Quais estão corretas?