"O futebol é muito maios do que a criação artística"
Por que cargas d’água (4) o futebol não tem na literatura brasileira a correspondência de sua verdadeira (23) dimensão na nossa sociedade? Na verdade (17) , pode-se (18) .......... (1) essa questão para (14) todas as demais manifestações artísticas - música, cinema, teatro e artes plásticas. De .......... (2) muito, o futebol se infiltrou (5) de tal forma (19) no tecido (6) social brasileiro que está presente no nosso dia-a-dia de maneira sufocante. Respiramos futebol e falamos de futebol, quer gostemos ou não de futebol (10) . Ele já faz parte (11) da própria natureza do brasileiro. Mas isso não está devidamente (20) expresso na poesia ou na prosa, nem impresso (21) nas obras espalhadas pelas galerias de arte, tampouco (24) projetado nas telas de cinema, representado devidamente nos palcos ou capturado (7) em seu rico gestual pelas coreografias de balé (25) .
Talvez a resposta esteja com o professor, ensaísta, poeta, escritor e gênio em geral, Décio Pignatari, que, a (15) propósito, me disse certa vez: "É que o futebol é muito maior do que a criação artística".
O que o mestre queria dizer, se entendi (8) , é que o futebol incorpora (12) a graça do balé, a dinâmica do cinema, a expressão do ser e dos movimentos das artes plásticas; ele cria os mais inverossímeis personagens, tece as tramas mais insólitas que a ficção (26) possa conceber e nos derrama (9) um belo verso, ao (16) menos, .......... (3) cada partida. Assim (22) , criou (13) sua própria semântica, uma linguagem que dispensa as demais.
(HELENA JR., Alberto. O futebol é muito maior do que a criação artística. Folha de São Paulo, 03 de setembro, 1997, p. 12,3º caderno.)
Na fala, freqüentemente fazemos acréscimos ou supressões de fonemas nas palavras. Tais fatos de pronúncia, contudo, não são registrados na escrita. Todas as palavras abaixo, considerando sua pronúncia na linguagem coloquial, se encaixam nesse caso, à exceção de