Um jogo de dominó possui peças com duas pontas numeradas de zero a seis, independentemente, de modo que cada peça seja única, conforme ilustra a Figura .

O jogo se desenrola da seguinte forma:

  • 1. Quatro jogadores se posicionam nos lados de uma mesa quadrada.

  • 2. No início do jogo, cada jogador recebe um conjunto de peças, de forma aleatória, de modo que somente o detentor das peças possa ver seu conteúdo.

  • 3. As ações ocorrem por turnos no sentido anti-horário.

  • 4. O jogador com a peça coloca-a sobre a mesa e em seguida cada jogador, na sua vez, executa uma de duas ações possíveis:

    • a. Adiciona uma de suas peças de forma adjacente a uma das duas extremidades livres do jogo na mesa, de modo que as peças sejam encaixadas com pontas de mesmo valor.

    • b. Passa a vez, caso não possua nenhuma peça com ponta igual a uma das extremidades livres da mesa.

  • 5. Vence o jogo o primeiro jogador que ficar sem peças na mão.

No jogo da Figura , é a sua vez de jogar e você constatou que o jogador à sua direita não possui peças com ponta e o jogador à sua frente não possui peças com ponta . Você analisou todas as possíveis configurações de peças que os jogadores podem ter em suas mãos e decidiu jogar de modo a garantir que uma das pontas livres da mesa só possa ser usada por uma peça de sua posse, e que esta será a sua última peça em mão. Ao utilizar essa estratégia:

a) Quantas configurações de peças nas mãos dos jogadores garantem a vitória do jogo a você?

b) Esta quantidade corresponde a qual percentual do total de configurações possíveis?

A ordem das peças na mão de um jogador não importa.