A questão toma por base um trecho extraído da revista Ciência hoje, publicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em maio de 1999.

Os números que usamos normalmente estão representados no sistema decimal. Isso quer dizer que o dez é tomado como base do sistema. O nosso sistema é posicional: cada dígito (algarismo) tem um valor que depende de sua posição. (...) Cada dígito tem um valor posicional que é dado por seu valor multiplicado por um número que é uma potência sucessiva de 10, que aumenta da direita para a esquerda.

Existem outros sistemas posicionais de numeração que tomam um outro número, no lugar do dez, como base. A ideia de representar os números com um valor que depende da sua posição vem dos babilônicos que, cerca de 3 000 anos antes de Cristo, desenvolveram um sistema de numeração sexagesimal, isto é, que tinha o número 60 como base. Os chineses foram possivelmente os primeiros a usar um sistema decimal, cerca de 1 500 anos antes de Cristo. Esse sistema surgiu porque era muito mais fácil contar as coisas com nossos dedos da mão, que são dez. Já os maias, habitantes da América Central quando os espanhóis chegaram pela primeira vez à América, usavam um sistema de base 20.

Entre os sistemas posicionais de numeração, evocados pelo fragmento, o sistema decimal é aquele que normalmente utilizamos. Pautando-se pelas ideias do texto transcrito,

  1. A) Especifique a razão pela qual esse sistema foi adotado;

  2. B) Explique, considerando as datas fornecidas pelo trecho, se o surgimento do sistema decimal é anterior ou posterior ao desenvolvimento do sistema sexagesimal dos babilônicos.