Apesar de tudo, pode o povo brasileiro confiar numa solução dos problemas ora presentes. Não hão de destruir o Brasil aqueles que procuram solapar as bases em que devem assentar-se as instituições. Nem os que, a pretexto de deter a vaga subversiva, na verdade a engrossam. Não temos o direito de iludir-nos. (...) Avançou-se demais, nos desafios a todo instante lançados à consciência da nação. Desafiada tem sido esta, na sua estruturação jurídica, por uma série de decretos flagrantemente inconstitucionais que o Executivo assina como se não mais existisse o Legislativo e como se contasse com a complacência do Judiciário. Desafiadas foram, mais recentemente, as Forças Armadas, feridas naquilo que têm de fundamental: a disciplina e a hierarquia.
(Folha de S.Paulo, “Confiança, apesar de tudo”. Editorial, 01.04.1964.)
Nesse editorial, o jornal defende e justifica o Golpe Militar de 1964. A respeito do Golpe e de seu contexto, responda:
A) A quais fatos políticos o jornal se refere ao falar em desafio à “hierarquia” das Forças Armadas e a “decretos flagrantemente inconstitucionais”?
B) Em abril de 1964, logo após o golpe, o governo militar impõe um primeiro Ato Institucional. A ele se seguirão outros, até que o Ato Institucional n 5 (AI-5), de 1968, “fecha” completamente o regime. Explique o conteúdo desses dois Atos Institucionais, o AI-1 e o AI-5.