Uma pequena esfera, , carregada positivamente, está fixa e isolada, numa região onde o valor da aceleração da gravidade é , uma outra pequena esfera, , também eletricamente carregada, é levada para as proximidades de . Há duas posições, a certa distância de , onde pode haver equilíbrio entre a força peso atuando em e a força elétrica exercida por sobre . O equilíbrio ocorre numa ou noutra posição, dependendo do sinal da carga de . Despreze a força gravitacional entre as esferas.

  1. A) Desenhe no seu caderno de respostas um esquema mostrando a esfera , a direção e o sentido de e as duas posições possíveis definidas pela distância d para equilíbrio entre as forças sobre , indicando, em cada caso, o sinal da carga de .

  2. B) Suponha que a esfera seja trazida, a partir de qualquer uma das duas posições de equilíbrio, para mais perto de , até ficar à distância desta, e então abandonada nesta nova posição. Determine, exclusivamente em termos de o módulo da aceleração da esfera no instante em que ela é abandonada.