A decomposição de moléculas de ozônio representa um processo natural, agravado pela interferência do homem na composição química da atmosfera. O processo natural ocorre em altitudes elevadas, como decorrência da colisão entre moléculas e átomos, segundo o mecanismo abaixo:

  (reação rápida)

  (reação lenta)

A poluição atmosférica, decorrente da emissão de gases utilizados em motores, além dos efeitos diretos causados ao homem, altera a composição dos gases na atmosfera, causando a decomposição do ozônio, segundo o mecanismo abaixo:

reação 1)

reação 2)

A reação 1) acima foi estudada em laboratório, na temperatura de , apresentando os seguintes resultados:
Responda aos itens abaixo :

a) qual é o valor da constante da velocidade e a ordem global para a reação 1) do mecanismo de decomposição do ozônio, resultante da poluição atmosférica, calculados a ?

b) qual é o papel desempenhado pelo na decomposição do ozônio?

c) de quanto será a variação da velocidade de decomposição natural de ozônio, se a concentração de dobrar de valor ?

d) pela comparação dos dois mecanismos de decomposição do ozônio, através da expressão da velocidade de suas reações mais importantes , explique por que a poluição representa um risco à camada de ozônio.

Considere os dados abaixo, tomados a km de altitude :

reações a serem consideradas: $$\ce{{O_3}_{(gasoso)} + {O}_{(gasoso)} \xrightarrow {} 2{O_2}_{(gasoso)}}$$ $k = 5$ x $10^{6} L.mol^{-1}s^{-1}$ $\ce{{NO}_{(gasoso)} + {O_3}_{(gasoso)} \xrightarrow {}{NO_2}_{(gasoso)} + {O_2}_{(gasoso)}}$ $k = 1$ x $10^{7} \ L.mol^{-1}s^{-1}$