A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estabelece que o álcool combustível, utilizado no Brasil, deve conter entre 5,3% e 7,4% de água, em massa. Porcentagens maiores de água significam que o combustível foi adulterado. Um método que está sendo desenvolvido para analisar o teor de água no álcool combustível consiste em saturá-lo com cloreto de sódio, , e medir a condutividade elétrica da solução resultante. Como o é muito solúvel em água e pouco solúvel em etanol, a quantidade de sal adicionada para saturação aumenta com o teor de água no combustível. Observa-se que a condutividade elétrica varia linearmente com o teor de água no combustível, em um intervalo de porcentagem de água que abrange os limites estabelecidos pela ANP.

  1. a) Explique por que o etanol forma mistura homogênea com água em todas as proporções.

  2. b) Faça um desenho, representando os íons e em solução aquosa e mostrando a interação desses íons com as moléculas de água.

  3. c) Esboce um gráfico que mostre a variação da condutividade elétrica da mistura combustível, saturada com , em função do teor de água nesse combustível. Justifique por que o gráfico tem o aspecto esboçado.