Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.
I. “Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de litros de água, que depois terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo quilowatt-hora cerca de milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira...”
II. “Na hora de ir para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro libera gramas do venenoso monóxido de carbono e gramas de óxidos de nitrogênio... Ao mesmo tempo, o carro consome combustível equivalente a .”
III. “Na hora de recolher o lixo doméstico... quase por dia. Em cada quilo há aproximadamente gramas de papel, papelão e embalagens; gramas de plástico; gramas de metal; gramas de material biodegradável e gramas de vidro.”
No trecho I, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água: