O frevo surgiu no final do século XIX, na cidade de Recife – PE, sendo simultaneamente um ritmo musical e uma dança. Sua música engloba diversos gêneros musicais, como a marcha, o maxixe e a polca, enquanto sua dança, além da mistura da polca e do maxixe, foi influenciada pela capoeira.

Apesar de ter nascido em Pernambuco, o frevo conquistou o Brasil e o mundo. Em 2012, foi declarado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, com a seguinte qualificação “Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife”.

Uma das apresentações mais marcantes de frevo se deu em 1950, na cidade de Salvador – BA, quando dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), colocaram aparelhos de som em um Ford 1929, conhecido como “Fobica”, fazendo uma adaptação elétrica que utilizava a bateria do carro para amplificar o violão, e percorreram o circuito entre a Praça Castro Alves e a Rua Chile, atraindo milhares de pessoas. Com mais um músico no grupo no ano seguinte, o sucesso foi tão grande que em 1952 uma fábrica de refrigerantes ofereceu um de seus caminhões para ser utilizado pelo trio.

A partir do texto precedente, julgue o item que se seguem.

Executado em um andamento de baixa velocidade, o frevo tem como característica um compasso ternário, de três tempos, com uma melodia contínua, criada com sequências de quatro notas por pulsação e acentuações fora dos tempos, o que dá origem a uma dança com passos lentos.