A goethita (FeOOH) é um dos principais compostos responsáveis pela cor terrosa característica dos solos. A cor dos solos argilosos deve-se, principalmente, à proporção entre a quantidade de goethita e de outros minerais presentes nesses tipos de solo, como a limonita (FeOOH·nH2O), de cor amarela, e a hematita (Fe2O3), que é avermelhada.

A formação da goethita pode ser representada por várias reações, como as mostradas nas equações químicas I e II, a seguir. A equação III representa a formação do aquocomplexo [Fe(H2O)6]3+ em meio aquoso. Todas essas reações são pH dependentes e estão sujeitas ao equilíbrio mostrado na equação IV.

I Fe3+ + 3 OH ⇌ FeOOH + H2O_ ΔHI

II [Fe(H2O)6] 3+ ⇌ FeOOH + 3 H+ + 4 H2O_ ΔHII

III Fe3+ + 6 H2O ⇌ [Fe(H2O)6] 3+_ ΔHIII

IV H+ + OH- ⇌ H2O_ ΔHIV

A goethita pode ser obtida em laboratório, por meio da alcalinização de uma solução de cloreto de ferro (III) (FeCl3) com bases como o NH4OH, o NaOH e o KOH.

Com base nas informações precedentes, julgue o item.

Considere que, em um experimento para obtenção de goethita, por meio da reação I, um estudante tenha dissolvido 10 g de FeCl3 e adicionado 10 g de NH4OH. Considere, ainda, que o único composto de ferro formado tenha sido o FeOOH e que o rendimento da reação tenha sido de 100%.

Nesse caso, o referido estudante obteve mais de 5 g de goethita.