A descoberta da vulcanização da borracha por Charles Goodyear, em 1838, é considerada um dos marcos do desenvolvimento da sociedade. Embora a borracha natural obtida do látex fosse conhecida havia muito tempo, sua utilidade era bastante limitada por vários inconvenientes; por exemplo, em seu estado natural, ela é pouco resistente a variações de temperatura: em dias frios, fica dura e quebradiça; e em dias quentes, fica mole e pegajosa. Além disso, ela possui alta histerese, ou seja, quando deformada, demora a voltar ao seu formato original.

Esses problemas foram superados com a descoberta do processo de vulcanização, que consiste na inserção de ligações de enxofre cruzadas entre as cadeias do poli-isopreno, o que aumenta a resistência do material e permite que ele volte à forma normal após ser esticado. O poli-isopreno é um polímero de adição do isopreno, cuja estrutura é mostrada a seguir.

isopreno

Considerando as informações apresentadas, julgue o seguinte item.

A molécula de isopreno tem massa molar superior a 70 g/mol, e todos os átomos de carbono nela contidos apresentam hibridação sp2 .