No filme de ficção científica GATTACA (1997), os pais podem optar por manipular geneticamente seus gametas, de forma a gerar filhos com os melhores padrões genéticos. Na sociedade retratada no filme, os indivíduos gerados sem manipulações genéticas são relegados a funções de menor relevância. O personagem principal do filme é um indivíduo que, concebido biologicamente e com alto risco para algumas doenças, tenta se esquivar do sistema e realizar seus sonhos. Acima, mostra-se um possível heredograma para a família desse indivíduo, o qual é representado pelo número 1 da geração III.

A partir das informações acima, julgue o item a seguir, considerando que uma das doenças do indivíduo em questão seja de herança monogênica autossômica dominante e tenha sido detectada em sua família, conforme mostra o heredograma.

O padrão de evolução da sociedade de que trata o filme GATTACA, apesar de sofrer forte influência humana, seria coerente com o princípio de seleção proposto por Darwin, mas não necessariamente com a hereditariedade dos caracteres selecionados.