Em 1772, o cientista Lavoisier, em seus primeiros trabalhos sobre a combustão, mostrou que determinadas substâncias, como o fósforo, não perdem — mas ganham — massa durante o processo. Onze anos mais tarde, Lavoisier, para decompor a água, elaborou o equipamento ilustrado na figura acima e, utilizando-o, descobriu que a água é uma substância formada por dois elementos: hidrogênio e oxigênio.

Em seu experimento, ele colocou em um recipiente (A) uma massa conhecida de água destilada e a fez passar sobre ferro incandescente (B), promovendo a decomposição da água e a obtenção de gás H2, que foi coletado em um recipiente indeformável (C). A seguinte equação química não balanceada retrata essa reação.

Fe(s) + H2O(l) 6 Fe3O4(s) + H2(g)

Em outro experimento, o gás hidrogênio produzido foi misturado ao gás oxigênio em um balão de vidro — o gasômetro de Lavoisier — e a mistura de gases foi inflamada por uma fagulha elétrica. Pronto: a água líquida tinha sido reconstituída!

Internet: (com adaptações).

Considerando o texto acima e os diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item.

O fato de o fósforo ganhar massa ao ser queimado comprova que o processo de combustão é um fenômeno físico, pois o material formado como produto desse processo apresenta propriedades físicas (densidade, cor e dureza) distintas das do material inicial.