A figura acima ilustra a situação denominada “efeito dominó”, na qual são enfileiradas várias peças de dominó apoiadas no chão sobre sua menor base. Ao se derrubar a primeira peça, todas as demais caem sequencialmente, uma após a outra. Suponha que, em um arranjo hipotético, uma infinidade de peças de dominó tenha sido corretamente emparelhada em uma única fileira e que a cada uma delas tenha sido atribuído um número inteiro positivo, de acordo com a ordem em que elas caíam. Assim, por exemplo, a peça de número 13 é a décima terceira a cair. Nesse arranjo, a primeira peça é amarela, as peças correspondentes a números primos são vermelhas e as demais são pretas.
É relevante saber que o jogo de dominó duplo-6 é constituído de peças na forma de retângulo. Uma linha divide ao meio cada retângulo, e cada metade do retângulo é marcada com um a seis pontos (indicando valores numéricos) ou nenhum ponto (zero). Considere que a notação i-j — , — significa que uma metade do retângulo é marcada com i pontos, e a outra, com j pontos. Nessa notação, as peças do dominó são: 0-0; 0-1; 0-2; þ; 0-6; 1-1; 1-2; þ; 1-6; 2-2; 2-3; etc. Abaixo estão ilustradas algumas peças desse jogo.
A respeito da situação apresentada, julgue o item.
Mantendo-se a separação entre as peças de dominó menor que a altura de cada peça, verifica-se que, quanto maior for essa separação, maior deverá ser o torque imposto na primeira peça, para que todas as outras sejam derrubadas.