Enviado pela Nasa, o robô Opportunity aterrissou em Marte no dia 25/01/2004, para uma missão de exploração da superfície desse planeta.
Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol, é conhecido como o Planeta Vermelho, pois lá, as rochas, o solo e o céu têm uma tonalidade vermelha ou rosa. A superfície desse planeta é formada principalmente por óxido de ferro, mas já foi detectada a presença de outros elementos, como sódio, potássio e cloro, que podem servir como nutrientes para formas de vida. A atmosfera de Marte é composta, em mais de 95%, por CO2, e a temperatura e a pressão atmosférica médias do planeta são iguais a -60 ºC e 6,0 × 10-3 atm, respectivamente. Nas calotas polares, entretanto, a temperatura chega a -140 ºC, o que é suficiente para provocar a condensação do CO2 e acarretar a formação de uma espécie de neve. A tabela a seguir apresenta alguns dados relativos ao Planeta Vermelho.

Com base nas informações acima, julgue o item, assumindo que a aceleração da gravidade no equador terrestre é de 10 m/s2.

De acordo com a teoria atômica moderna, o movimento de um elétron em torno do núcleo de um átomo pode ser descrito de modo análogo ao movimento de Marte em torno do Sol, ou seja, com trajetória elíptica bem definida.