A palavra cerâmica tem origem na palavra grega keramos, que significa oleiro ou olaria. Keramos, por sua vez, deriva do sânscrito e quer dizer “queimar”. Assim, os antigos gregos aplicavam esse termo quando mencionavam um material queimado ou barro (argila) queimado, provavelmente referindo-se aos primeiros objetos cerâmicos (jarros, pratos, tijolos) feitos de barro, que necessitam de calor para obtenção de uma forma moldada permanente, exemplificada no vaso homogêneo ilustrado na figura abaixo.

A argila, ou barro, corresponde a partículas do solo terrestre com diâmetros menores que 0,005 mm. Essas partículas se caracterizam pela presença de minerais argilosos misturados com quantidades variadas de resíduos orgânicos ou de detritos inorgânicos, sobretudo de quartzo (óxido de silício, SiO2).

Internet: e (com adaptações).

Considere que a figura ilustra um vaso na forma de um tronco de cone circular reto, em que a espessura das paredes é igual a 2 cm (inclusive a do fundo), o diâmetro externo da base maior é igual a 32 cm, o diâmetro externo da base menor, igual a 20 cm e a altura externa do tronco de cone, igual a 12 cm. Tomando 3,14 como valor aproximado para e 2,236 como valor aproximado para , e, com base nas informações acima, julgue o item.

A capacidade de armazenamento de água do vaso mostrado na figura é superior a 4 litros.