Texto I

O transporte influenciou as percepções de distância e de tempo e, em decorrência disso, a percepção de lugar.
John Cannon. Transport. In: The Oxford companion to british history. Oxford/New York: Oxford University Press, 1997, p. 931-2. (com adaptações).

Texto II
O dado ontológico é aquele que se refere ao Ser em si mesmo, à sua dimensão mais ampla e fundamental. Do ponto de vista da fenomenologia, a existência humana está calcada em algumas estruturas ontológicas. Para Heidegger, uma dessas estruturas é o ser-com, caracterizadora da relação ontológica entre dois seres humanos, a qual se estabelece a partir de fenômenos que criam uma relação de proximidade, distinta da espacial ou temporal, entre seres humanos. Entretanto, assim como ocorre com outras estruturas ontológicas, a estrutura do ser-com tem sua dimensão cotidiana, integrada pelas dimensões espacial e temporal. Para Heidegger, a cotidianidade de uma estrutura ontológica é um modo de decadência pelo qual a dimensão ontológica termina obscurecida.

Considerando os textos acima e suas implicações, julgue o item.

Uma análise fenomenológica do conceito de saudade a partir da perspectiva heideggeriana permite concluir que uma pessoa que esteja separada, espacial ou temporalmente, de outra de quem sinta saudade preenche melhor a estrutura ontológica do ser-com que uma pessoa sentada ao lado de um desconhecido.