airbag é um dispositivo de segurança que deverá fazer parte, obrigatoriamente, de todo automóvel zero-quilômetro a ser vendido no Brasil. O enchimento de um airbag se realiza por meio da decomposição da azida de sódio, NaN3, reação que é deflagrada quando sensores de choque do automóvel acionam um mecanismo de ignição eletrônica que causa o aquecimento da azida até 300 ºC. A decomposição da azida pode ser representada pela equação a seguir.

2NaN3(s) → 2Na(s) + 3N2(g)

Após a decomposição da azida, o sódio metálico formado reage com KNO3 de acordo com a reação abaixo.

10Na + 2KNO3 → K2O + 5Na2O + N2

O gás N2 gerado pelas reações apresentadas é o responsável pelo enchimento do airbag. O K2O e o Na2O formados reagem com SiO2 para gerar silicato alcalino. O KNO3 e o SiO2 são reagentes que se encontram armazenados no airbag juntamente com o NaN3.

Tendo as informações acima como referência, julgue o item, considerando que o N2 gasoso apresente comportamento ideal e que a constante universal dos gases seja igual a 8,3 kPaLmol-1K-1.

Se um airbag contém massa ma de NaN3, então a massa mb de KNO3 necessária para reagir com todo o sódio metálico formado a partir da completa decomposição do NaN3 pode ser calculada por meio da expressão  sendo Ma e Mb as massas molares do NaN3 e do KNO3, respectivamente.