Após comprar ingresso para assistir a um filme, duas amigas decidiram lanchar. Compraram um saco de pipoca e duas garrafas de refrigerante: uma com refrigerante bem gelado e a outra com refrigerante à temperatura ambiente (22 oC), pois uma das moças estava gripada. Ao abrirem as garrafas, as moças observaram que a liberação de gás era maior na garrafa à temperatura ambiente. Foi observado, também, que mesmo o refrigerante não gelado proporcionou frescor.
As equações químicas abaixo representam as reações de equilíbrio do gás carbônico em uma garrafa de refrigerante gaseificado.
I CO2(g) ⇔ CO2(aq)
II CO2(aq) + 2H2O(l) ⇔ H3O+(aq) + HCO3-(aq)
Com auxílio do texto e do gráfico ilustrado acima, que descreve a variação de pH do refrigerante em função do tempo — t —, em minutos, a partir do momento de abertura da garrafa na qual ele se encontra, julgue o item.
Considere que as duas garrafas de refrigerante adquiridas pelas amigas eram idênticas, continham os mesmos tipos de refrigerante, que foram misturados em um copo, à temperatura ambiente de 22 ºC. Considere, ainda, que, após ter atingido o equilíbrio térmico, assumindo-se que não houve troca de calor com o ambiente, a temperatura da mistura passou a variar de acordo com a expressão T = 22 - 8e-t, em que e é tal que ln e = 1, t é dado em minutos e a temperatura T, em ºC. Nesse caso, é correto afirmar que, no instante em que os refrigerantes foram misturados, a temperatura do refrigerante bem gelado era igual a 6 ºC e, com o tempo, a temperatura da mistura aproximou-se da temperatura ambiente.